Sessões técnicas com curadoria temática para agrupar artigos relacionados, aproximando participantes com interesses similares. Além disso, teremos pelo menos um(a) comentadora(o) em cada sessão para estimular o debate nas apresentações de: Artigos completos e resumidos, nas categorias de Pesquisa científica ou Relato de experiência. Vem contar ao povo sobre o que você tem trabalhado.
Mesas redondas para mostrar, experimentar, explorar e debater produtos e processos de uso de tecnologias na educação, submetidos na trilha de Demonstrações. Vem mostrar o que você tem feito!
Experiências práticas e criativas em oficinas, para sair com o conhecimento na cabeça e o resultado na palma da mão, com temas massa! Venha, apenas venha!
Espaço informal para apresentação de programas de pós-graduação e grupos de pesquisa voltados a tecnologias na educação. Ache o programa que foi feito para você!
Espaços informais para discussões temáticas definidas momentos antes de iniciar pelos próprios participantes. Vamos prosear?
Encontro da comunidade de software livre Openredu.org
| Oficinas Mão na massa | |||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Quarta-feira, 28 de agosto de 2019 | |||||||||||||
| #01 | Mão na massa #01 - 8:30h às 10:30h | ||||||||||||
| Título | Ministrante | Sala | |||||||||||
| Planejamento estratégico para professores youtubers construírem um canal com seus alunos | Wagner Moreira Da Silva - Faculdade SESI-SP de Educação - FASESP; Alessandro Funicelli Nunes de Oliveira, a- FASESP; Cintia Souza dos Reis - FASESP; Gustavo Severo - FASESP; Malcon Ruan Marques Melo - FASESP. | Imperial | |||||||||||
| Como compartilhar o material digital que desenvolvo nas aulas? | Luiz Rossi - UFRGS | Candeias B | |||||||||||
| Utilização de Recursos Educacionais Digitais de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental | José Aires de Castro Filho e equipe UFC | Imperial | |||||||||||
| Utilização de Recursos Educacionais Digitais de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental | Casa Forte | ||||||||||||
| #02 | Mão na massa #02 - 13:00h às 14:00h | ||||||||||||
| Título | Ministrante | Sala | |||||||||||
| Planejamento estratégico para professores youtubers construírem um canal com seus alunos | Wagner Moreira Da Silva - Faculdade SESI-SP de Educação - FASESP; Alessandro Funicelli Nunes de Oliveira - FASESP; Cintia Souza dos Reis - FASESP; Gustavo Severo - FASESP; Malcon Ruan Marques Melo - FASESP. | Imperial | |||||||||||
| Uso Pedagógico do Smartphone na Sala de Aula - Parte 1 | Elvis Medeiros de Melo, Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo- IMD/UFRN; Juliana Lacerda da Silva Oliveira - IMD/UFRN | Candeias A | |||||||||||
| #03 | Mão na massa #03 - 14:00h às 15:00h | ||||||||||||
| Título | Ministrante | Sala | |||||||||||
| Espaços diversos de aprendizagem e inovação metodológica - Parte 1 | Patricia Smith Cavalcante (UFPE- EDUMATEC), Paulo André da Silva (UFPE- CAV) e equipe. | Candeias A | |||||||||||
| Uso Pedagógico do Smartphone na Sala de Aula - Parte 2 | Elvis Medeiros de Melo, Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo - IMD/UFRN; Juliana Lacerda da Silva Oliveira - IMD/UFRN |
Imperial | |||||||||||
| #04 | Mão na massa #04 - 14:00h às 16:00h | ||||||||||||
| Título | Ministrante | Sala | |||||||||||
| Formação em Pensamento Computacional no AVAMEC | Crediné Menezes (UFRGS), Alberto Castro (UFAM) | Casa Forte | |||||||||||
| #05 | Mão na massa #05 - 15:00h às 16:30h | ||||||||||||
| Título | Ministrante | Sala | |||||||||||
| Espaços diversos de aprendizagem e inovação metodológica - Parte 2 | Patrícia Smith Cavalcante (UFPE- EDUMATEC), Paulo André da Silva (UFPE- CAV) e equipe. | Candeias A | |||||||||||
| Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 | |||||||||||||
| #01 | Mão na massa #06 - 13:00 h às 14:00 h | ||||||||||||
| Título | Ministrante | Sala | |||||||||||
| Luz, Câmera e (Educ)Ação: Tecnologias digitais e a produção de filmes na escola - Parte 1 | Simone Carvalho dos Santos - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Jéssica Dayane do Nascimento - UFPE e Josineide Soares de Lima - UFPE | Casa Forte | |||||||||||
| #02 | Mão na massa #07 - 14:00h às 15:00h | ||||||||||||
| Luz, Câmera e (Educ)Ação: Tecnologias digitais e a produção de filmes na escola - Parte 2 | Simone Carvalho dos Santos - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Jéssica Dayane do Nascimento - UFPE e Josineide Soares de Lima - UFPE | Casa Forte | |||||||||||
| Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 | |||||||||||||
| #01 | Mão na massa #08 - 8:30h às 10:30h | ||||||||||||
| Título | Ministrante | Sala | |||||||||||
| Construindo plataformas educacionais por meio do Design Participativo (DP) | Ana Letícia Oliveira do Amaral (Doutoranda em Design/UFSC), Diego França Vieira (Graduado em Design/UFSC), Alexandre Ladvig (Graduando em Design/UFSC), Milene Peixer Loio (Mestra em Linguística). | Candeias B | |||||||||||
| Flexquest para o Ensino de Ciências Naturais | Profa. Dra. Kátia Aquino (Colégio de Aplicação- UFPE) e Prof. Mestre José Antônio B. de Oliveira (EREM Profa. Eurídice Cavadal) | Imperial | |||||||||||
| PODCASTS EDUCACIONAIS – Como usar o edutretenimento para potencializar a aprendizagem dos seus alunos - Parte 1 | Damione Damito Sanches Sigalas Dameão da Silva, Instituto Federal de São Paulo - IFSP; Valdir Alfredo Oliveira da Silva, UFRPE | Casa Forte | |||||||||||
| #02 | Mão na massa #09 - 13:00 h às 14:00 h | ||||||||||||
| Título | Ministrante | Sala | |||||||||||
| PODCASTS EDUCACIONAIS – Como usar o edutretenimento para potencializar a aprendizagem dos seus alunos - Parte 2 | Damione Damito Sanches Sigalas Dameão da Silva, Instituto Federal de São Paulo - IFSP; Valdir Alfredo Oliveira da Silva, UFRPE | Candeias B | |||||||||||
| #03 | Mão na massa #10 - 15:00 às 16:30 hs | ||||||||||||
| Título | Ministrante | Sala | |||||||||||
| Criação de Recursos Educacionais Digitais para a Integração na Prática Pedagógica | Ana Letícia Oliveira do Amaral (Doutoranda em Design/UFSC), Alexandre Ladvig (Graduando em Design/UFSC), Siliara Borges Ritta (Mestranda em Educação/UFSC), Julia Gerhardt (Graduanda em Pedagogia/UFSC) | Casa Forte | |||||||||||
| Palestras | |||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Quarta-feira, 28 de agosto de 2019 | Palestra | Horário | Ministrante | Título | Sala | ||||||||
| #01 | 11:00h às 12:00h | Panorama sobre Pensamento Computacional no Brasil e no Mundo | Rosa Vicari (UFRGS) e Paulo Blauth (UFRGS) | Piedade | |||||||||
| Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 | Palestra | Horário | Ministrante | Título | Sala | ||||||||
| #02 | 8:30 às 10:30h | Informática na Educação baseada em Evidências: Um Manifesto | Ig Ibert Bittencourt e Leonardo Brandão | Piedade | |||||||||
| #03 | 11:00h às 12:00h | Formação de Professores para Trabalhar com o Pensamento Computacional: Desafios, Abordagens e Materiais | Eliseo Reategui - UFRGS | Piedade | |||||||||
| #04 | 17:00h às 18:30h | Palestra Inteligência Artificial na Educação (UFAL/USP) | Profº Ig Ibert Bittencourt, IFAL | Boa viagem | |||||||||
| Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 | Palestra | Horário | Ministrante | Título | Sala | ||||||||
| #05 | 8:30h às 9:30h | Robótica com Sucata - As diferentes maneiras de inovar em sala de aula | Profª Débora Garofalo | Piedade | |||||||||
| #06 | 11:00h às 12:00h | Estratégias para a universalização do uso de tecnologias digitais nas escolas públicas (UFPR) | Marcos Castilho e Fabiano Kuss | Piedade | |||||||||
| #07 | 13:00h às 14:00h | Observando para entender, entendendo para desenvolver: Um ponto de vista de didática profissional na atividade pedagógica | Gregory Munoz | Candeias A | |||||||||
| #08 | 15:00h às 16:30h | Plataforma integrada: os desafios computacionais na implementação de uma rede social para professores | Marcos Alexandre Castilho, Henrique Ehrenfried e Israel Sant’ana (C3SL/UFPR) | Boa Viagem | |||||||||
| (Es)pia só | |||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Quarta-feira, 28 de agosto de 2019 | (Es)pia Só #01: Demonstração das ferramentas propostas pelos trabalhos e rodada mentoria por especialistas: | 13:00 h às 14:00 h - Sala Candeas B | |||||||||||
| 1. Divertix: um recurso educacional digital para a aprendizagem da Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental | |||||||||||||
| 2. Software Educativo Encantando Cordel | |||||||||||||
| 3. Uso de Jogo online no Apoio ao Processo de Alfabetização Infantil – Programa Domlexia | |||||||||||||
| 4. Projeto Colmeia: elaboração de site educacional como ferramenta para a gamificação | |||||||||||||
| Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 | (Es)pia Só #02: Demonstração das ferramentas propostas pelos trabalhos e rodada de mentoria por especialistas: | 13:00 h às 14:00 h - Sala Candeas A | |||||||||||
| 1. Recurso Educacional Digital (RED) para trabalhar o gênero cardápio: Qual o seu pedido? | |||||||||||||
| 2. Jogos digitais no Ensino de Física: Estudo do Movimento Bidimensional através da Ferramenta Scratch | |||||||||||||
| 3. Um Jogo para Dispositivos Móveis com o Objetivo de Auxiliar a Aprendizagem de Libras, ELiS e Português | |||||||||||||
| Sessões Técnicas - Só sei que foi assim | |||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Quarta-feira, 28 de agosto de 2019 | |||||||||||||
| #01 | Práticas educativas com tecnologias digitais | 15:00h às 17:30h - Sala Piedade |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | Como a Realidade Aumentada tem Auxiliado no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza? Um Mapeamento Sistemático da Literatura. | Maria Eduarda Ferreira dos Santos Queiroz da Silva, Rafaéla Maria Moura Silva e Ellen Polliana Ramos Souza | |||||||||||
| 2. | A Research for New Strategies for Teaching Structural Biochemistry through Augmented Reality | Alan Alves, Liliane Machado e Cícero Felipe | |||||||||||
| 3. | Modelagem manual e digital de personagens como ferramenta lúdica e auxiliar no ensino-aprendizagem de anatomia humana | Arthur Morais | |||||||||||
| 4. | Rolando a bosta pela Mata Atlântica: utilização de infográfico interativo para o ensino da diversidade de besouros escarabeíneo | Izabella Oliveira, Josival Araújo, Fabiana Santana, Rita Moura e Filipe Martins Aléssio | |||||||||||
| 5. | Utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) em aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental: contribuições e desafios | Rayssa Araújo Hitzschky, Juliana Silva Arruda, Cintia Arruda Lima, Liliane Maria Ramalho Siqueira e José Aires de Castro Filho | |||||||||||
| 6. | A Utilização de Softwares no Ensino de Matemática para Ensino Fundamental e Médio | Paul Symon Ribeiro Rocha, Carlos Vieira Ramos e Tainara Antunes Brasil | |||||||||||
| #02 | Projeto, desenvolvimento e avaliação de ambientes de software e hardware para apoiar o ensino e a aprendizagem | Quarta-feira, 28 de agosto de 2019 15:00h - 17:30h - Sala Candeias B |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | Dino no Vale dos Dinossauros: um recurso educacional digital para auxiliar conceitos básicos de Contagem | Erasmo Dantas da Silva Fernandes, Márcio Matoso de Pontes, Arianny de Sousa Lira, Darlene Alves Leitão, Marlon Procópio Martins, Thais Kelly da Silva Moreira e Juscileide Braga de Castro | |||||||||||
| 2. | Divertix: um recurso educacional digital para a aprendizagem da Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental | Joyce Da Silva Sousa, Lídya De Lima Monteiro, Antonio Nathan Serra Souza, Danilo Do Carmo De Souza, Juscileide Braga De Castro, Márcia Duarte Medeiros, Maria De Fátima Costa De Souza e José Aires De Castro-Filho | |||||||||||
| 3. | Virtualização de Jogos Educacionais: uma Avaliação do Jogo Matemático Cubra Doze | Ana Carolina Santos Silva e Taciana Pontual da Rocha | |||||||||||
| 4. | Metodologias ativas à luz de Comenius: uma experiência na pós-graduação. | Andrea Chagas Alves De Almeida, Carlos Ian Bezerra De Melo, Myrcea Santiago Dos Santos Harvey, Marcos Vinicius De Andrade Lima,Pedro Jonatas Da Silva Chaves | |||||||||||
| 5. | Software Educativo Encantando Cordel | Amanda Maria Domingos de Oliveira, Adriana Virginia Macedo de Azevedo, Felipe Gilberto Ramos Dantas, Gelly Viana Mota, Roberia Silva da Penha Lourenço e Dennys Leite Maia | |||||||||||
| #03 | Jogos, simulações e gamificação na Educação | Quarta-feira, 28 de agosto de 2019 15:00h - 17:30h - Sala Imperial |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | LudoEscola: A gamificação como ferramenta de transformação do espaço escolar | Daniel Martins, Oberdan Alves de Almeida Junior, Anderson Paulo da Silva e Silvana Cockles Crisanto Do Nascimento | |||||||||||
| 2. | Oficina de apoio a Resolução de Problemas e Lógica Computacional utilizando a Computação Desplugada e Gamificação | José Vinnicius dos Santos Oliveira, Larrysa Mirelly Rosendo Figueiredo e Flavia Veloso Costa Souza | |||||||||||
| 3. | Vamos Jogar Matemática: utilizando o RPG Maker para produzir um recurso educacional digital para o ensino de Matemática | Igor Eduardo de Lima Moreira, Arianny de Sousa Lira, Darlene Alves Leitão, Jéssica de Alencar Rios, Rafaela Gomes Nobre, Sarah Nidia Costa de Lima e Juscileide Braga de Castro | |||||||||||
| 4. | Gamificação como tecnologia educacional auxiliadora no ensino de curativos | Kátia Silva, Mariana Barros, Sear-Jasube Alves, Valdir Sillva, Luiz Sanches e Joel Neto | |||||||||||
| 5. | Ilha da Tartaruga: Gamificação na Educação Ambiental | Maria De Jesus Costa e Sara Stephane Moreira Torres | |||||||||||
| 6. | A gamificação como estratégia para a educação em segurança e saúde no trabalho em ECITs na Paraíba | Lebiam Tamar Gomes Silva, Fábio Morais Borges, João Pedro Dos Santos Cipriano, Milena Trigueiro Tavares e Juliana Moreira De Oliveira | |||||||||||
| Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 | |||||||||||||
| #01 | Robótica educativa | Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 13:00h - 14:00h - Sala Candeias B |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | Pensando Robótica em Versos e Prosa | Giselle Lima, Maria Do Carmo Lima e Marlene Araújo | |||||||||||
| 2. | Ensino de Robótica Para a Promoção da Inclusão Sociodigital de Pessoas com Deficiência: Um Relato de Experiência | Júlio César Costa Lopes, Dilva Silva Queirós, Hakkinen Diniz Santos e Ellen Polliana Ramos Souza | |||||||||||
| 3. | Desenvolvimento de um Jogo Utilizando Robótica para o Estímulo do Pensamento Computacional | Rodrigo Cesar Lira Da Silva, Matheus Lacerda Uchoa Cavalcanti e Luama Ribeiro Navarro Lisboa de Oliveira | |||||||||||
| 4. | Astroem para Professores e o ensino de Matemática: iniciação à linguagem da programação por meio da Robótica | Claudia De Oliveira Lozada, Claudia Celeste Celestino e Wesley Góis | |||||||||||
| 5. | Robótica Educacional e Pensamento Computacional: uma avaliação da percepção dos alunos sobre o tema | Elizabet Medeiros, Kely Villacorta, Cristhyan Cruz, Ana Beatriz Dornelles, Lorena Buriti e João Victor Araújo | |||||||||||
| #02 | T-learning (e-learning, tv-learning, m-learning…) e aprendizagem ubíqua | Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 14:00h - 15:00h - Sala Candeias B |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | O Uso do Smartphone por Estudantes de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais: Um Estudo de Caso | Elvis Melo e Dennys Maia | |||||||||||
| 2. | O Uso de Dispositivos Móveis para o Tratamento da Informação: Uma Revisão Sistemática de Literatura | Elvis Melo e Dennys Maia | |||||||||||
| 3. | O Uso do Fórum em Um curso de Graduação a Distância: Formação e Aprendizagem | Amanda Barbosa da Silva | |||||||||||
| 4. | Uma aplicação mobile para mediação de aulas de educação ambiental e biologia. | Francisco Jose Carvalho Costa, Matheus William Gomes dos Santos, Karoenne Dirlene Silva Mendonça, Andressa Freitas Do Santos Barreto e Atila Rabeo Lopes | |||||||||||
| 5. | A comunicação, a colaboração e o diálogo pela WEB: Uma evidência | Sonia Véras e José Rodrigues Júnior | |||||||||||
| #03 | Práticas educativas com tecnologias digitais | Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 15:00h - 16:30h - Sala Candeas A |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | Ensino e Aprendizagem de História através da Construção Colaborativa de Podcasts | Julia Menezes Wanderley Neves, Taciano Lopes de Amorim, José Alexandre da Silva e Rodrigo Lins Rodrigues | |||||||||||
| 2. | Café com Saúde: podcast como ferramenta de ensino nos cursos de saúde | Rayana Maria Caminha Mendes Gomes, Mariana Pontes Alencar, Maria Júlia Moura Nascimento Santos, Rosivan Sebastião da Silva, Júlio Brando Messias e Monica Simões Florêncio | |||||||||||
| 3. | Produção e ilustração de textos com suporte digital na Educação Infantil | Hanna Almeida Sousa, Maria Auricelia da Silva e José Aires de Castro Filho | |||||||||||
| 4. | Desafios da gestão de uma creche no uso pedagógico das TDIC e alinhamento com a BNCC | Amanda Cunha e Flavia Lira | |||||||||||
| 5. | Um boom de mídias na infância: reflexões acerca do uso de tecnologias digitais na Educação Infantil | Gabryelle Chaves Ferreira, Maria Auricelia Da Silva e Thiago De Sousa Garcia | |||||||||||
| 6. | Impacto das mídias sociais no futuro da educação superior no Brasil – Um estudo prospectivo | Patrícia Moser, Joelson Araújo e Erika Medeiros | |||||||||||
| 7. | “Mãe Quilina”: Um vídeo de uma escola do campo e seu alcance nas redes sociais | Claudio Pinto | |||||||||||
| 8. | Desenvolvimento Profissional, Tecnologia Digital e Conceitos Estatísticos na Formação de Professores que Ensinam Matemática | Carmélia Xavier e Dennys Maia | |||||||||||
| #04 | Projeto, desenvolvimento e avaliação de ambientes de software e hardware para apoiar o ensino e a aprendizagem | Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 15:00h - 16:30h - Sala Candeas B |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | Avaliação de aplicativos educacionais infantis com o método MoLEva | Alexandre Batista, Leticia Melo, Lucas Vascon, Fernanda Freire, Flávia Arantes e André Constantino | |||||||||||
| 2. | StudentHistory: Um Sistema Web para Análise Visual do Desempenho de Alunos de Graduação | Jonathan Martins Barros Costa, Bruno Santana da Silva e Adja Ferreira de Andrade | |||||||||||
| 3. | Avaliando a utilização do aplicativo AppAlpha no processo de alfabetização de adultos | Emerson Silva, Ana Silva e Ayla Rebouças | |||||||||||
| 4. | Definição de Critérios Pedagógicos e Técnicos de um Recurso Digital para Validação de Planos de Aula | Amanda Maria Domingos de Oliveira, Clésia Jordânia Nunes da Costa, Vitor Henrique Coelho Bezerra, Ivanilka Lima de Azevedo e Dennys Leite Maia | |||||||||||
| 5. | Automatização de controle de fluxo de livros de uma biblioteca universitária | Felipe Francisco Bezerra Araújo, Ivanício Barros da Silva Júnior e José Wenzel Trieste Ribeiro | |||||||||||
| 6. | Desafios da tutoria em um curso online de formação de professores para desenvolvimento do raciocínio computacional | Ecivaldo Matos, Claudia Coutinho, Euma Santos, Hugo Dourado, Leonardo Ribeiro, Ranansamir Silva, Silvana de Jesus, Thacio Oliveira e Pauleany Morais | |||||||||||
| #05 | Jogos, simulações e gamificação na Educação | Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 15:00h - 16:30h - Sala Imperial |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | Projeto Colmeia: gamificando no Ensino Superior | Paulo André Silva | |||||||||||
| 2. | Intervenção em Turmas de Jovens e Adultos numa Escola da Rede Pública do Recife, Multidisciplinaridade e Uso da Ferramenta Blockly Games - Um Relato de Experiência | Marcela Portela, Elidiene Gomes de Oliveira Lima e Gilberto Cysneiros Filho | |||||||||||
| 3. | Uso de Jogo online no Apoio ao Processo de Alfabetização Infantil – Programa Domlexia | Nadine Heisler Wassmer e Sabrina Vieira da Luz | |||||||||||
| 4. | Jogo mobile como ferramenta de educação para prevenção da doença de Chagas | Lúcio Oliveira, Marcos Seruffo, Elison Ribeiro, Dilma Souza e Tereza Sanches | |||||||||||
| 5. | Jogos de Tabuleiro e Digitais para Estimular o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico: como escolher? | Vinicius Gomes, Gilberto Vieira e Thereza Padilha | |||||||||||
| 5. | Jogos digitais no Ensino de Física: Estudo do Movimento Bidimensional através da Ferramenta Scratch | Crelison N. H. Alves, Gilvan Francisco da Silva, Bruna Izabel da Silva, Enildo José dos Santos Júnior, Fabricio Filho Oliveira Pereira, Ana Paula Teixeira Bruno Silva e Flavia Portela Santos | |||||||||||
| 7. | A relação entre a ludicidade e a cognição em um jogo para o controle inibitório | Ariane Rodrigues, Arianne Sarmento e Claudimara Chisté | |||||||||||
| Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 | |||||||||||||
| #01 | Tecnologias assistivas e inclusivas na Educação | Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 13:00h - 14:15h - Sala Casa Forte |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | A Tecnologia Assistiva e a Inclusão de Educandos com Deficiência Visual - Um Mapeamento Sistemático da Literatura | Ana Carolina Candido de Melo, Ellen Polliana Ramos Souza e José Vinícius Vieira Lima | |||||||||||
| 2. | REPAssistive: um Repositório de Recursos Educacionais para Educandos com Necessidades Educacionais Específicas | José Vinícius Vieira Lima, Ellen Polliana Ramos Souza e Ana Carolina Candido de Melo | |||||||||||
| 3. | O Uso do Software SEBRAN ABC como Recurso Potencializador para o Desenvolvimento de Habilidades Matemáticas nas Pessoas com Deficiência Intelectual | Sonia Azevedo de Medeiros, Taciana Pontual Falcao e Izabel Pires | |||||||||||
| 4. | Benefícios de Mapas Mentais Para Pessoas com Deficiência Intelectual: um Relato de Experiência | Vinicius José Gonçalves Do Carmo, Lucas da Silva Queroz, Ellen Polliana Ramos Souza, Ildonjaques Antônio Lino Viana dos Santos, Hidelberg Oliveira de Albuquerque e Héldon José Oliveira Albuquerque | |||||||||||
| #02 | Engenharia de Software aplicada à Educação | Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 14:20h - 15:00h - Sala Casa Forte |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | Mineração dos perfis acadêmico e socioeconômico de estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Rede Pública de Pernambuco, com base nos questionários da Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) | Hugo Medeiros e Katarina Santiago | |||||||||||
| 2. | Desenvolvimento de um Protótipo de Identificação do Nível de Escrita para Dispositivos Móveis: uma Ferramenta de Sondagem no Ensino | Claudemir Jeremias De Lima Lima, Gilberto Cysneiros Filho Filho, Gustavo Callou and Elidiene Gomes Oliveira Lima | |||||||||||
| #03 | Aprendizado ativo, criativo e invertido | Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 15:00h - 16:30h - Sala Candeias A |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | FlexQuest como promotora de aprendizagem significativa no ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica | José Antônio Bezerra de Oliveira and Kátia Aparecida Silva Aquino | |||||||||||
| 2. | Plataforma Significa: visibilidade à aprendizagem em metodologias ativas | Diego Thuler, Paula Oliveira, Karoline Santos, Elisa Pomari and Lucas Lopes | |||||||||||
| 3. | Role-playing games digitais e ensino-aprendizagem com adolescentes em contexto escolar: interfaces histórico-culturais e psicanalíticas | Fernando Rodrigues De Junior, Flávia Mendes De Andrade E Peres e Ladjane De Fátima Ramos Caporal | |||||||||||
| 4. | As Metodologias Ativas e a Aprendizagem Significativa como determinantes na produção de Tecnologias Educacionais | Signe D.C.M. Silva, Ianca Sobrinho, Késsia L. Dutra, Tristan Lima e William B. Silva | |||||||||||
| 5. | TECNOLOGIA DIGITAL NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Danielle Christine Moura Santos, Raphaela Delmondes Do Nascimento, Jael Maria De Aquino, Walmir Soares Da Silva Júnior, Marize Conceição Ventin Lima, Gabrielle Leite Pacheco Lisbôa and Isabella Almeida | |||||||||||
| 6. | O “maker” na escola: uma reflexão sobre tecnologia, criatividade e responsabilidade social. | Lucas Lopes, Paula Oliveira, Diego Thuler, Elisa Pomari and Karoline Santos | |||||||||||
| #04 | Formação docente para o uso de tecnologias digitais | Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 15:00h - 16:45h - Sala Candeias B |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | Utilização do Openredu como ferramenta de Gestão do Conhecimento na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco | Hugo Medeiros e Nathalia Farias | |||||||||||
| 2. | Docência e Tecnologias Digitais na Formação de Professores: Planejamento e Execução de Aulas por Licenciandos | Gabriela Teles, Luciana De Lima, Deyse Mara Romualdo Soares e Robson Carlos Loureiro | |||||||||||
| 3. | Tecnologias Digitais nos processos de Ensino e Aprendizagem dos Conteúdos Escolares: compreensão dos(as) Licenciandos(as) da disciplina Tecnodocência | Deyse Mara Romualdo Soares, Luciana De Lima, Robson Carlos Loureiro, Luís Paulo Leopoldo Mercado e Gabriela Teles | |||||||||||
| 4. | O uso das tecnologias na formação inicial de licenciandos em ciências biológicas: o que dizem as pesquisas na área? | Micaelle Gomes da Silva, Dayane Guimarães Silva, Luiz Gonzaga de Souza Neto e Zélia Maria Soares Jófili | |||||||||||
| #05 | Educação em Computação na Educação Básica e Superior | Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 15:00h - 16:45h - Sala Imperial |
|||||||||||
| - | Título | Autores | |||||||||||
| 1. | Pensamento Computacional e Gênero: Avaliando Competências em Séries do Ensino Fundamental II | Silvana Da Silva Serafim Luiz e Vanessa Farias Dantas | |||||||||||
| 2. | Jogos Digitais como Estratégia para Desenvolver o Pensamento Computacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Juliana Regueira Basto Diniz, Sonia França e Valéria Santos | |||||||||||
| 3. | Um Estudo Comparativo entre Simuladores Computacionais para Apoio à Disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores | Guilherme Esmeraldo, Samuel Mendes, Lucas Fontes e Edson Lisboa | |||||||||||
| 4. | Relato de Experiência sobre a Criação de um Clube de Desenvolvimento de Jogos com Foco em Habilidades de Pensamento Computacional | Raphael Albino de Lima, Eduardo Felipe de Sá, André Pedrosa Porto, José Alexandre da Silva e Rodrigo Lins Rodrigues | |||||||||||
| 5. | Recompilando o futuro: O pensamento computacional como parte do processo de ressocialização de detentos | Fabio Siqueira e Márcia Oliveira | |||||||||||
| 6. | Programadores do Amanhã: Introdução ao Pensamento Computacional na Educação Básica | Givanaldo Rocha de Souza, Stephanny Kawany M. Nunes, Marília Barbosa C. Do Nascimento e Estevão Henrique L. Ferreira | |||||||||||
| Alô Comunidade | |||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 - Sala Casa Forte | |||||||||||||
| 15:00 h às 16:30 h | Encontro da comunidade de software livre Openredu.org | Danilo Monteiro Ribeiro e Francisco Romildo | |||||||||||
| Comissão Especial de Educação em Computação Roadshow | |||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 | |||||||||||||
| Horário | Ministrantes | Sala | |||||||||||
| 14:00h às 15:00h | Alex Sandro Gomes e Taciana Pontual | Sala Candeias A | |||||||||||
| Eu, dotô | |||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Quarta-feira, 28 de agosto de 2019 | |||||||||||||
| Horário | Expositores | Sala | |||||||||||
| 13:00 h às 14:00 h | EDUMATEC (UFPE) e PROFCIAMB (UFPE) | Casa Forte | |||||||||||
| Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 | |||||||||||||
| Horário | Expositores | Sala | |||||||||||
| 13:00 h às 14:00 h | PEP- SUS - José Adailton e Lyane Ramalho (UFRN); UNASUS - SABER - profa. Cristine Gusmão (UFPE) e NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DIST NCIA – NEAD DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – PROF. Renato Medeiros de Moraes (UPE) e Grupo de Pesquisa Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação - PROF. Renato Medeiros de Moraes (APLIC - UPE). | Imperial | |||||||||||
| Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 | |||||||||||||
| Horário | Expositores | Sala | |||||||||||
| 13:00 h às 14:00 h | SEMENTE- Coordenador: Prof. Marcelo Carneiro Leão (UFRPE) e PPGTEG - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância - Coordenador Prof. Rodrigo de Souza (UFRPE) | Imperial | |||||||||||
| Mesa | |||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 - 14:00h às 15:00h | |||||||||||||
| Mesa #01 | Título | Sala | |||||||||||
| 02. | Narrativas digitais e a cultura da convergência na Educação | Imperial | |||||||||||
| Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 - 14:00h às 15:00h | |||||||||||||
| Mesa #02 | Título | Sala | |||||||||||
| 02. | Cultura Maker: experiências com FabLab | Imperial | |||||||||||
| Dois dedos de prosa | |||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Quarta-feira, 28 de agosto de 2019 - 14:00h às 15:00h | |||||||||||||
| - | Resumo | Sala | |||||||||||
| #01. | Espaço de discussão informal, em formato de fishbowl. O assunto a ser discutido será definido durante a parte da manhã, através da interação com os participantes do evento pelo Twitter e será divulgado antes da saída para o almoço. Palestrantes relacionados ao tema escolhido também serão convidados a participar da discussão. Os tweets relacionados as discussões, escolha e definição do tema poderão ser acompanhados através das hashtags #ctrle2019 e #2dedosdeprosa | Candeias B | |||||||||||
| Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 - 14:00h às 15:00h | |||||||||||||
| - | Resumo | Sala | |||||||||||
| #02 | Espaço de discussão informal, em formato de fishbowl. O assunto a ser discutido será definido durante a parte da manhã, através da interação com os participantes do evento pelo Twitter e será divulgado antes da saída para o almoço. Palestrantes relacionados ao tema escolhido também serão convidados a participar da discussão. Os tweets relacionados as discussões, escolha e definição do tema poderão ser acompanhados através das hashtags #ctrle2019 e #2dedosdeprosa | Boa Viagem | |||||||||||