IV Congresso sobre Tecnologias na Educação

28 a 30 de agosto de 2019

Grand Mercure - Recife/PE

Programação Ctrl+E 2019

"Só sei que foi assim"

Sessões técnicas com curadoria temática para agrupar artigos relacionados, aproximando participantes com interesses similares. Além disso, teremos pelo menos um(a) comentadora(o) em cada sessão para estimular o debate nas apresentações de: Artigos completos e resumidos, nas categorias de Pesquisa científica ou Relato de experiência. Vem contar ao povo sobre o que você tem trabalhado.

"(Es)pia só"

Mesas redondas para mostrar, experimentar, explorar e debater produtos e processos de uso de tecnologias na educação, submetidos na trilha de Demonstrações. Vem mostrar o que você tem feito!

"Mão na massa"

Experiências práticas e criativas em oficinas, para sair com o conhecimento na cabeça e o resultado na palma da mão, com temas massa! Venha, apenas venha!

"Eu, dotô"

Espaço informal para apresentação de programas de pós-graduação e grupos de pesquisa voltados a tecnologias na educação. Ache o programa que foi feito para você!

"Dois dedos de prosa"

Espaços informais para discussões temáticas definidas momentos antes de iniciar pelos próprios participantes. Vamos prosear?

Alô comunidade

Encontro da comunidade de software livre Openredu.org



Programação do evento
Horários Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
8:00h às 8:30h Credenciamento do Ctrl+E
8:30h às 10:30h Mão na massa #01 Palestra #02 Mão na massa #08 Palestra #05
10:30h às 11:00h Coffee break
11:00h às 12:00h Palestra #01 Palestra #03 Palestra #06
12:00h às 13:00h Intervalo para almoço
13:00h às 14:00h Mão na massa #02 (Es)pia só #01 Eu, dotô #01 (Es)pia só #02 Só sei que foi assim #02 Eu, dotô #02 Mão na massa #06 Palestra #07 Mão na massa #09 Eu, dotô #03 Só sei que foi assim #05
14:00h às 15:00h Mão na massa #03 Dois dedos de prosa #01 Mão na Massa #04 Mesa #01 Só sei que foi assim #03 Mão na massa #07 Comissão Especial de Educação em Computação Roadshow Mesa #02 Só sei que foi assim #06 Dois dedos de prosa #02
15:00h às 16:00h Só sei que foi assim #01 Mão na massa #05 Só sei que foi assim #04 Alô Comunidade Só sei que foi assim #07 Mão na massa #10 Palestra #08
16:00h às 16:30h Entrega dos prêmios e cerimônia de encerramento
16:30h às 16:45h Coffee break
16:45h às 17:00h
17:00h às 17:30h Acolhimento e integração Palestra #04
17:30h às 18:30 Cerimônia de abertura Ctrl+E
18:30 às 19:30h
19:30h Coquetel e lançamento de livros

Programação Detalhada

Oficinas Mão na massa
Quarta-feira, 28 de agosto de 2019
#01 Mão na massa #01 - 8:30h às 10:30h
Título Ministrante Sala
Planejamento estratégico para professores youtubers construírem um canal com seus alunos Wagner Moreira Da Silva - Faculdade SESI-SP de Educação - FASESP; Alessandro Funicelli Nunes de Oliveira, a- FASESP; Cintia Souza dos Reis - FASESP; Gustavo Severo - FASESP; Malcon Ruan Marques Melo - FASESP. Imperial
Como compartilhar o material digital que desenvolvo nas aulas? Luiz Rossi - UFRGS Candeias B
Utilização de Recursos Educacionais Digitais de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental José Aires de Castro Filho e equipe UFC Imperial
Utilização de Recursos Educacionais Digitais de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental Casa Forte
#02 Mão na massa #02 - 13:00h às 14:00h
Título Ministrante Sala
Planejamento estratégico para professores youtubers construírem um canal com seus alunos Wagner Moreira Da Silva - Faculdade SESI-SP de Educação - FASESP; Alessandro Funicelli Nunes de Oliveira - FASESP; Cintia Souza dos Reis - FASESP; Gustavo Severo - FASESP; Malcon Ruan Marques Melo - FASESP. Imperial
Uso Pedagógico do Smartphone na Sala de Aula - Parte 1 Elvis Medeiros de Melo, Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo- IMD/UFRN; Juliana Lacerda da Silva Oliveira - IMD/UFRN Candeias A
#03 Mão na massa #03 - 14:00h às 15:00h
Título Ministrante Sala
Espaços diversos de aprendizagem e inovação metodológica - Parte 1 Patricia Smith Cavalcante (UFPE- EDUMATEC), Paulo André da Silva (UFPE- CAV) e equipe. Candeias A
Uso Pedagógico do Smartphone na Sala de Aula - Parte 2 Elvis Medeiros de Melo, Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo - IMD/UFRN;
Juliana Lacerda da Silva Oliveira - IMD/UFRN
Imperial
#04 Mão na massa #04 - 14:00h às 16:00h
Título Ministrante Sala
Formação em Pensamento Computacional no AVAMEC Crediné Menezes (UFRGS), Alberto Castro (UFAM) Casa Forte
#05 Mão na massa #05 - 15:00h às 16:30h
Título Ministrante Sala
Espaços diversos de aprendizagem e inovação metodológica - Parte 2 Patrícia Smith Cavalcante (UFPE- EDUMATEC), Paulo André da Silva (UFPE- CAV) e equipe. Candeias A
Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
#01 Mão na massa #06 - 13:00 h às 14:00 h
Título Ministrante Sala
Luz, Câmera e (Educ)Ação: Tecnologias digitais e a produção de filmes na escola - Parte 1 Simone Carvalho dos Santos - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Jéssica Dayane do Nascimento - UFPE e Josineide Soares de Lima - UFPE Casa Forte
#02 Mão na massa #07 - 14:00h às 15:00h
Luz, Câmera e (Educ)Ação: Tecnologias digitais e a produção de filmes na escola - Parte 2 Simone Carvalho dos Santos - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Jéssica Dayane do Nascimento - UFPE e Josineide Soares de Lima - UFPE Casa Forte
Sexta-feira, 30 de agosto de 2019
#01 Mão na massa #08 - 8:30h às 10:30h
Título Ministrante Sala
Construindo plataformas educacionais por meio do Design Participativo (DP) Ana Letícia Oliveira do Amaral (Doutoranda em Design/UFSC), Diego França Vieira (Graduado em Design/UFSC), Alexandre Ladvig (Graduando em Design/UFSC), Milene Peixer Loio (Mestra em Linguística). Candeias B
Flexquest para o Ensino de Ciências Naturais Profa. Dra. Kátia Aquino (Colégio de Aplicação- UFPE) e Prof. Mestre José Antônio B. de Oliveira (EREM Profa. Eurídice Cavadal) Imperial
PODCASTS EDUCACIONAIS – Como usar o edutretenimento para potencializar a aprendizagem dos seus alunos - Parte 1 Damione Damito Sanches Sigalas Dameão da Silva, Instituto Federal de São Paulo - IFSP; Valdir Alfredo Oliveira da Silva, UFRPE Casa Forte
#02 Mão na massa #09 - 13:00 h às 14:00 h
Título Ministrante Sala
PODCASTS EDUCACIONAIS – Como usar o edutretenimento para potencializar a aprendizagem dos seus alunos - Parte 2 Damione Damito Sanches Sigalas Dameão da Silva, Instituto Federal de São Paulo - IFSP; Valdir Alfredo Oliveira da Silva, UFRPE Candeias B
#03 Mão na massa #10 - 15:00 às 16:30 hs
Título Ministrante Sala
Criação de Recursos Educacionais Digitais para a Integração na Prática Pedagógica Ana Letícia Oliveira do Amaral (Doutoranda em Design/UFSC), Alexandre Ladvig (Graduando em Design/UFSC), Siliara Borges Ritta (Mestranda em Educação/UFSC), Julia Gerhardt (Graduanda em Pedagogia/UFSC) Casa Forte
Palestras
Quarta-feira, 28 de agosto de 2019
Palestra Horário Ministrante Título Sala
#01 11:00h às 12:00h Panorama sobre Pensamento Computacional no Brasil e no Mundo Rosa Vicari (UFRGS) e Paulo Blauth (UFRGS) Piedade
Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
Palestra Horário Ministrante Título Sala
#02 8:30 às 10:30h Informática na Educação baseada em Evidências: Um Manifesto Ig Ibert Bittencourt e Leonardo Brandão Piedade
#03 11:00h às 12:00h Formação de Professores para Trabalhar com o Pensamento Computacional: Desafios, Abordagens e Materiais Eliseo Reategui - UFRGS Piedade
#04 17:00h às 18:30h Palestra Inteligência Artificial na Educação (UFAL/USP) Profº Ig Ibert Bittencourt, IFAL Boa viagem
Sexta-feira, 30 de agosto de 2019
Palestra Horário Ministrante Título Sala
#05 8:30h às 9:30h Robótica com Sucata - As diferentes maneiras de inovar em sala de aula Profª Débora Garofalo Piedade
#06 11:00h às 12:00h Estratégias para a universalização do uso de tecnologias digitais nas escolas públicas (UFPR) Marcos Castilho e Fabiano Kuss Piedade
#07 13:00h às 14:00h Observando para entender, entendendo para desenvolver: Um ponto de vista de didática profissional na atividade pedagógica Gregory Munoz Candeias A
#08 15:00h às 16:30h Plataforma integrada: os desafios computacionais na implementação de uma rede social para professores Marcos Alexandre Castilho, Henrique Ehrenfried e Israel Sant’ana (C3SL/UFPR) Boa Viagem
(Es)pia só
Quarta-feira, 28 de agosto de 2019
(Es)pia Só #01: Demonstração das ferramentas propostas pelos trabalhos e rodada mentoria por especialistas: 13:00 h às 14:00 h - Sala Candeas B
1. Divertix: um recurso educacional digital para a aprendizagem da Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental
2. Software Educativo Encantando Cordel
3. Uso de Jogo online no Apoio ao Processo de Alfabetização Infantil – Programa Domlexia
4. Projeto Colmeia: elaboração de site educacional como ferramenta para a gamificação
Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
(Es)pia Só #02: Demonstração das ferramentas propostas pelos trabalhos e rodada de mentoria por especialistas: 13:00 h às 14:00 h - Sala Candeas A
1. Recurso Educacional Digital (RED) para trabalhar o gênero cardápio: Qual o seu pedido?
2. Jogos digitais no Ensino de Física: Estudo do Movimento Bidimensional através da Ferramenta Scratch
3. Um Jogo para Dispositivos Móveis com o Objetivo de Auxiliar a Aprendizagem de Libras, ELiS e Português
Sessões Técnicas - Só sei que foi assim
Quarta-feira, 28 de agosto de 2019
#01 Práticas educativas com tecnologias digitais
15:00h às 17:30h - Sala Piedade
- Título Autores
1. Como a Realidade Aumentada tem Auxiliado no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza? Um Mapeamento Sistemático da Literatura. Maria Eduarda Ferreira dos Santos Queiroz da Silva, Rafaéla Maria Moura Silva e Ellen Polliana Ramos Souza
2. A Research for New Strategies for Teaching Structural Biochemistry through Augmented Reality Alan Alves, Liliane Machado e Cícero Felipe
3. Modelagem manual e digital de personagens como ferramenta lúdica e auxiliar no ensino-aprendizagem de anatomia humana Arthur Morais
4. Rolando a bosta pela Mata Atlântica: utilização de infográfico interativo para o ensino da diversidade de besouros escarabeíneo Izabella Oliveira, Josival Araújo, Fabiana Santana, Rita Moura e Filipe Martins Aléssio
5. Utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) em aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental: contribuições e desafios Rayssa Araújo Hitzschky, Juliana Silva Arruda, Cintia Arruda Lima, Liliane Maria Ramalho Siqueira e José Aires de Castro Filho
6. A Utilização de Softwares no Ensino de Matemática para Ensino Fundamental e Médio Paul Symon Ribeiro Rocha, Carlos Vieira Ramos e Tainara Antunes Brasil
#02 Projeto, desenvolvimento e avaliação de ambientes de software e hardware para apoiar o ensino e a aprendizagem Quarta-feira, 28 de agosto de 2019
15:00h - 17:30h - Sala Candeias B
- Título Autores
1. Dino no Vale dos Dinossauros: um recurso educacional digital para auxiliar conceitos básicos de Contagem Erasmo Dantas da Silva Fernandes, Márcio Matoso de Pontes, Arianny de Sousa Lira, Darlene Alves Leitão, Marlon Procópio Martins, Thais Kelly da Silva Moreira e Juscileide Braga de Castro
2. Divertix: um recurso educacional digital para a aprendizagem da Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental Joyce Da Silva Sousa, Lídya De Lima Monteiro, Antonio Nathan Serra Souza, Danilo Do Carmo De Souza, Juscileide Braga De Castro, Márcia Duarte Medeiros, Maria De Fátima Costa De Souza e José Aires De Castro-Filho
3. Virtualização de Jogos Educacionais: uma Avaliação do Jogo Matemático Cubra Doze Ana Carolina Santos Silva e Taciana Pontual da Rocha
4. Metodologias ativas à luz de Comenius: uma experiência na pós-graduação. Andrea Chagas Alves De Almeida, Carlos Ian Bezerra De Melo, Myrcea Santiago Dos Santos Harvey, Marcos Vinicius De Andrade Lima,Pedro Jonatas Da Silva Chaves
5. Software Educativo Encantando Cordel Amanda Maria Domingos de Oliveira, Adriana Virginia Macedo de Azevedo, Felipe Gilberto Ramos Dantas, Gelly Viana Mota, Roberia Silva da Penha Lourenço e Dennys Leite Maia
#03 Jogos, simulações e gamificação na Educação Quarta-feira, 28 de agosto de 2019
15:00h - 17:30h - Sala Imperial
- Título Autores
1. LudoEscola: A gamificação como ferramenta de transformação do espaço escolar Daniel Martins, Oberdan Alves de Almeida Junior, Anderson Paulo da Silva e Silvana Cockles Crisanto Do Nascimento
2. Oficina de apoio a Resolução de Problemas e Lógica Computacional utilizando a Computação Desplugada e Gamificação José Vinnicius dos Santos Oliveira, Larrysa Mirelly Rosendo Figueiredo e Flavia Veloso Costa Souza
3. Vamos Jogar Matemática: utilizando o RPG Maker para produzir um recurso educacional digital para o ensino de Matemática Igor Eduardo de Lima Moreira, Arianny de Sousa Lira, Darlene Alves Leitão, Jéssica de Alencar Rios, Rafaela Gomes Nobre, Sarah Nidia Costa de Lima e Juscileide Braga de Castro
4. Gamificação como tecnologia educacional auxiliadora no ensino de curativos Kátia Silva, Mariana Barros, Sear-Jasube Alves, Valdir Sillva, Luiz Sanches e Joel Neto
5. Ilha da Tartaruga: Gamificação na Educação Ambiental Maria De Jesus Costa e Sara Stephane Moreira Torres
6. A gamificação como estratégia para a educação em segurança e saúde no trabalho em ECITs na Paraíba Lebiam Tamar Gomes Silva, Fábio Morais Borges, João Pedro Dos Santos Cipriano, Milena Trigueiro Tavares e Juliana Moreira De Oliveira
Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
#01 Robótica educativa Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
13:00h - 14:00h - Sala Candeias B
- Título Autores
1. Pensando Robótica em Versos e Prosa Giselle Lima, Maria Do Carmo Lima e Marlene Araújo
2. Ensino de Robótica Para a Promoção da Inclusão Sociodigital de Pessoas com Deficiência: Um Relato de Experiência Júlio César Costa Lopes, Dilva Silva Queirós, Hakkinen Diniz Santos e Ellen Polliana Ramos Souza
3. Desenvolvimento de um Jogo Utilizando Robótica para o Estímulo do Pensamento Computacional Rodrigo Cesar Lira Da Silva, Matheus Lacerda Uchoa Cavalcanti e Luama Ribeiro Navarro Lisboa de Oliveira
4. Astroem para Professores e o ensino de Matemática: iniciação à linguagem da programação por meio da Robótica Claudia De Oliveira Lozada, Claudia Celeste Celestino e Wesley Góis
5. Robótica Educacional e Pensamento Computacional: uma avaliação da percepção dos alunos sobre o tema Elizabet Medeiros, Kely Villacorta, Cristhyan Cruz, Ana Beatriz Dornelles, Lorena Buriti e João Victor Araújo
#02 T-learning (e-learning, tv-learning, m-learning…) e aprendizagem ubíqua Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
14:00h - 15:00h - Sala Candeias B
- Título Autores
1. O Uso do Smartphone por Estudantes de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais: Um Estudo de Caso Elvis Melo e Dennys Maia
2. O Uso de Dispositivos Móveis para o Tratamento da Informação: Uma Revisão Sistemática de Literatura Elvis Melo e Dennys Maia
3. O Uso do Fórum em Um curso de Graduação a Distância: Formação e Aprendizagem Amanda Barbosa da Silva
4. Uma aplicação mobile para mediação de aulas de educação ambiental e biologia. Francisco Jose Carvalho Costa, Matheus William Gomes dos Santos, Karoenne Dirlene Silva Mendonça, Andressa Freitas Do Santos Barreto e Atila Rabeo Lopes
5. A comunicação, a colaboração e o diálogo pela WEB: Uma evidência Sonia Véras e José Rodrigues Júnior
#03 Práticas educativas com tecnologias digitais Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
15:00h - 16:30h - Sala Candeas A
- Título Autores
1. Ensino e Aprendizagem de História através da Construção Colaborativa de Podcasts Julia Menezes Wanderley Neves, Taciano Lopes de Amorim, José Alexandre da Silva e Rodrigo Lins Rodrigues
2. Café com Saúde: podcast como ferramenta de ensino nos cursos de saúde Rayana Maria Caminha Mendes Gomes, Mariana Pontes Alencar, Maria Júlia Moura Nascimento Santos, Rosivan Sebastião da Silva, Júlio Brando Messias e Monica Simões Florêncio
3. Produção e ilustração de textos com suporte digital na Educação Infantil Hanna Almeida Sousa, Maria Auricelia da Silva e José Aires de Castro Filho
4. Desafios da gestão de uma creche no uso pedagógico das TDIC e alinhamento com a BNCC Amanda Cunha e Flavia Lira
5. Um boom de mídias na infância: reflexões acerca do uso de tecnologias digitais na Educação Infantil Gabryelle Chaves Ferreira, Maria Auricelia Da Silva e Thiago De Sousa Garcia
6. Impacto das mídias sociais no futuro da educação superior no Brasil – Um estudo prospectivo Patrícia Moser, Joelson Araújo e Erika Medeiros
7. “Mãe Quilina”: Um vídeo de uma escola do campo e seu alcance nas redes sociais Claudio Pinto
8. Desenvolvimento Profissional, Tecnologia Digital e Conceitos Estatísticos na Formação de Professores que Ensinam Matemática Carmélia Xavier e Dennys Maia
#04 Projeto, desenvolvimento e avaliação de ambientes de software e hardware para apoiar o ensino e a aprendizagem Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
15:00h - 16:30h - Sala Candeas B
- Título Autores
1. Avaliação de aplicativos educacionais infantis com o método MoLEva Alexandre Batista, Leticia Melo, Lucas Vascon, Fernanda Freire, Flávia Arantes e André Constantino
2. StudentHistory: Um Sistema Web para Análise Visual do Desempenho de Alunos de Graduação Jonathan Martins Barros Costa, Bruno Santana da Silva e Adja Ferreira de Andrade
3. Avaliando a utilização do aplicativo AppAlpha no processo de alfabetização de adultos Emerson Silva, Ana Silva e Ayla Rebouças
4. Definição de Critérios Pedagógicos e Técnicos de um Recurso Digital para Validação de Planos de Aula Amanda Maria Domingos de Oliveira, Clésia Jordânia Nunes da Costa, Vitor Henrique Coelho Bezerra, Ivanilka Lima de Azevedo e Dennys Leite Maia
5. Automatização de controle de fluxo de livros de uma biblioteca universitária Felipe Francisco Bezerra Araújo, Ivanício Barros da Silva Júnior e José Wenzel Trieste Ribeiro
6. Desafios da tutoria em um curso online de formação de professores para desenvolvimento do raciocínio computacional Ecivaldo Matos, Claudia Coutinho, Euma Santos, Hugo Dourado, Leonardo Ribeiro, Ranansamir Silva, Silvana de Jesus, Thacio Oliveira e Pauleany Morais
#05 Jogos, simulações e gamificação na Educação Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
15:00h - 16:30h - Sala Imperial
- Título Autores
1. Projeto Colmeia: gamificando no Ensino Superior Paulo André Silva
2. Intervenção em Turmas de Jovens e Adultos numa Escola da Rede Pública do Recife, Multidisciplinaridade e Uso da Ferramenta Blockly Games - Um Relato de Experiência Marcela Portela, Elidiene Gomes de Oliveira Lima e Gilberto Cysneiros Filho
3. Uso de Jogo online no Apoio ao Processo de Alfabetização Infantil – Programa Domlexia Nadine Heisler Wassmer e Sabrina Vieira da Luz
4. Jogo mobile como ferramenta de educação para prevenção da doença de Chagas Lúcio Oliveira, Marcos Seruffo, Elison Ribeiro, Dilma Souza e Tereza Sanches
5. Jogos de Tabuleiro e Digitais para Estimular o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico: como escolher? Vinicius Gomes, Gilberto Vieira e Thereza Padilha
5. Jogos digitais no Ensino de Física: Estudo do Movimento Bidimensional através da Ferramenta Scratch Crelison N. H. Alves, Gilvan Francisco da Silva, Bruna Izabel da Silva, Enildo José dos Santos Júnior, Fabricio Filho Oliveira Pereira, Ana Paula Teixeira Bruno Silva e Flavia Portela Santos
7. A relação entre a ludicidade e a cognição em um jogo para o controle inibitório Ariane Rodrigues, Arianne Sarmento e Claudimara Chisté
Sexta-feira, 30 de agosto de 2019
#01 Tecnologias assistivas e inclusivas na Educação Sexta-feira, 30 de agosto de 2019
13:00h - 14:15h - Sala Casa Forte
- Título Autores
1. A Tecnologia Assistiva e a Inclusão de Educandos com Deficiência Visual - Um Mapeamento Sistemático da Literatura Ana Carolina Candido de Melo, Ellen Polliana Ramos Souza e José Vinícius Vieira Lima
2. REPAssistive: um Repositório de Recursos Educacionais para Educandos com Necessidades Educacionais Específicas José Vinícius Vieira Lima, Ellen Polliana Ramos Souza e Ana Carolina Candido de Melo
3. O Uso do Software SEBRAN ABC como Recurso Potencializador para o Desenvolvimento de Habilidades Matemáticas nas Pessoas com Deficiência Intelectual Sonia Azevedo de Medeiros, Taciana Pontual Falcao e Izabel Pires
4. Benefícios de Mapas Mentais Para Pessoas com Deficiência Intelectual: um Relato de Experiência Vinicius José Gonçalves Do Carmo, Lucas da Silva Queroz, Ellen Polliana Ramos Souza, Ildonjaques Antônio Lino Viana dos Santos, Hidelberg Oliveira de Albuquerque e Héldon José Oliveira Albuquerque
#02 Engenharia de Software aplicada à Educação Sexta-feira, 30 de agosto de 2019
14:20h - 15:00h - Sala Casa Forte
- Título Autores
1. Mineração dos perfis acadêmico e socioeconômico de estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Rede Pública de Pernambuco, com base nos questionários da Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) Hugo Medeiros e Katarina Santiago
2. Desenvolvimento de um Protótipo de Identificação do Nível de Escrita para Dispositivos Móveis: uma Ferramenta de Sondagem no Ensino Claudemir Jeremias De Lima Lima, Gilberto Cysneiros Filho Filho, Gustavo Callou and Elidiene Gomes Oliveira Lima
#03 Aprendizado ativo, criativo e invertido Sexta-feira, 30 de agosto de 2019
15:00h - 16:30h - Sala Candeias A
- Título Autores
1. FlexQuest como promotora de aprendizagem significativa no ensino das Ciências Ambientais na Educação Básica José Antônio Bezerra de Oliveira and Kátia Aparecida Silva Aquino
2. Plataforma Significa: visibilidade à aprendizagem em metodologias ativas Diego Thuler, Paula Oliveira, Karoline Santos, Elisa Pomari and Lucas Lopes
3. Role-playing games digitais e ensino-aprendizagem com adolescentes em contexto escolar: interfaces histórico-culturais e psicanalíticas Fernando Rodrigues De Junior, Flávia Mendes De Andrade E Peres e Ladjane De Fátima Ramos Caporal
4. As Metodologias Ativas e a Aprendizagem Significativa como determinantes na produção de Tecnologias Educacionais Signe D.C.M. Silva, Ianca Sobrinho, Késsia L. Dutra, Tristan Lima e William B. Silva
5. TECNOLOGIA DIGITAL NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Danielle Christine Moura Santos, Raphaela Delmondes Do Nascimento, Jael Maria De Aquino, Walmir Soares Da Silva Júnior, Marize Conceição Ventin Lima, Gabrielle Leite Pacheco Lisbôa and Isabella Almeida
6. O “maker” na escola: uma reflexão sobre tecnologia, criatividade e responsabilidade social. Lucas Lopes, Paula Oliveira, Diego Thuler, Elisa Pomari and Karoline Santos
#04 Formação docente para o uso de tecnologias digitais Sexta-feira, 30 de agosto de 2019
15:00h - 16:45h - Sala Candeias B
- Título Autores
1. Utilização do Openredu como ferramenta de Gestão do Conhecimento na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco Hugo Medeiros e Nathalia Farias
2. Docência e Tecnologias Digitais na Formação de Professores: Planejamento e Execução de Aulas por Licenciandos Gabriela Teles, Luciana De Lima, Deyse Mara Romualdo Soares e Robson Carlos Loureiro
3. Tecnologias Digitais nos processos de Ensino e Aprendizagem dos Conteúdos Escolares: compreensão dos(as) Licenciandos(as) da disciplina Tecnodocência Deyse Mara Romualdo Soares, Luciana De Lima, Robson Carlos Loureiro, Luís Paulo Leopoldo Mercado e Gabriela Teles
4. O uso das tecnologias na formação inicial de licenciandos em ciências biológicas: o que dizem as pesquisas na área? Micaelle Gomes da Silva, Dayane Guimarães Silva, Luiz Gonzaga de Souza Neto e Zélia Maria Soares Jófili
#05 Educação em Computação na Educação Básica e Superior Sexta-feira, 30 de agosto de 2019
15:00h - 16:45h - Sala Imperial
- Título Autores
1. Pensamento Computacional e Gênero: Avaliando Competências em Séries do Ensino Fundamental II Silvana Da Silva Serafim Luiz e Vanessa Farias Dantas
2. Jogos Digitais como Estratégia para Desenvolver o Pensamento Computacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental Juliana Regueira Basto Diniz, Sonia França e Valéria Santos
3. Um Estudo Comparativo entre Simuladores Computacionais para Apoio à Disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores Guilherme Esmeraldo, Samuel Mendes, Lucas Fontes e Edson Lisboa
4. Relato de Experiência sobre a Criação de um Clube de Desenvolvimento de Jogos com Foco em Habilidades de Pensamento Computacional Raphael Albino de Lima, Eduardo Felipe de Sá, André Pedrosa Porto, José Alexandre da Silva e Rodrigo Lins Rodrigues
5. Recompilando o futuro: O pensamento computacional como parte do processo de ressocialização de detentos Fabio Siqueira e Márcia Oliveira
6. Programadores do Amanhã: Introdução ao Pensamento Computacional na Educação Básica Givanaldo Rocha de Souza, Stephanny Kawany M. Nunes, Marília Barbosa C. Do Nascimento e Estevão Henrique L. Ferreira
Alô Comunidade
Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 - Sala Casa Forte
15:00 h às 16:30 h Encontro da comunidade de software livre Openredu.org Danilo Monteiro Ribeiro e Francisco Romildo
Comissão Especial de Educação em Computação Roadshow
Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
Horário Ministrantes Sala
14:00h às 15:00h Alex Sandro Gomes e Taciana Pontual Sala Candeias A
Eu, dotô
Quarta-feira, 28 de agosto de 2019
Horário Expositores Sala
13:00 h às 14:00 h EDUMATEC (UFPE) e PROFCIAMB (UFPE) Casa Forte
Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
Horário Expositores Sala
13:00 h às 14:00 h PEP- SUS - José Adailton e Lyane Ramalho (UFRN); UNASUS - SABER - profa. Cristine Gusmão (UFPE) e NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DIST NCIA – NEAD DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – PROF. Renato Medeiros de Moraes (UPE) e Grupo de Pesquisa Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação - PROF. Renato Medeiros de Moraes (APLIC - UPE). Imperial
Sexta-feira, 30 de agosto de 2019
Horário Expositores Sala
13:00 h às 14:00 h SEMENTE- Coordenador: Prof. Marcelo Carneiro Leão (UFRPE) e PPGTEG - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância - Coordenador Prof. Rodrigo de Souza (UFRPE) Imperial
Mesa
Quinta-feira, 29 de agosto de 2019 - 14:00h às 15:00h
Mesa #01 Título Sala
02. Narrativas digitais e a cultura da convergência na Educação Imperial
Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 - 14:00h às 15:00h
Mesa #02 Título Sala
02. Cultura Maker: experiências com FabLab Imperial
Dois dedos de prosa
Quarta-feira, 28 de agosto de 2019 - 14:00h às 15:00h
- Resumo Sala
#01. Espaço de discussão informal, em formato de fishbowl. O assunto a ser discutido será definido durante a parte da manhã, através da interação com os participantes do evento pelo Twitter e será divulgado antes da saída para o almoço. Palestrantes relacionados ao tema escolhido também serão convidados a participar da discussão. Os tweets relacionados as discussões, escolha e definição do tema poderão ser acompanhados através das hashtags #ctrle2019 e #2dedosdeprosa Candeias B
Sexta-feira, 30 de agosto de 2019 - 14:00h às 15:00h
- Resumo Sala
#02 Espaço de discussão informal, em formato de fishbowl. O assunto a ser discutido será definido durante a parte da manhã, através da interação com os participantes do evento pelo Twitter e será divulgado antes da saída para o almoço. Palestrantes relacionados ao tema escolhido também serão convidados a participar da discussão. Os tweets relacionados as discussões, escolha e definição do tema poderão ser acompanhados através das hashtags #ctrle2019 e #2dedosdeprosa Boa Viagem